sexta-feira, 8 de outubro de 2010

TEMA 01ACREDITAR NOS JOVENS





Em preparação para o dia nacional da juventude, dia 24 de Outubro trazemos estudos sobre juventude pra você, que nos acompanha e é seguidor do nosso blog.


Uma pesquisa do Setor Juventude da CNBB mostra que, apesar das inúmeras dificuldades, os jovens e as jovens são criativos, capazes, em condições de levar adiante um projeto de vida e de evangelização. Mesmo com os desafios diante dos olhos, conseguem ir além, sem deixar-se vencer pelo cansaço e pelas adversidades.
Cabe, pois, à PV, agindo de modo profético, apontar para o potencial da juventude. Mostrar claramente que os nossos jovens e as nossas jovens têm condições de assumir com toda a seriedade uma autêntica caminhada no seguimento de Jesus. Sendo a “coluna vertebral” de toda a Evangelização, a PV precisa acordar as nossas Igrejas para uma maior acolhida e valorização da juventude. Dentro desta perspectiva, toca-lhe contribuir para que haja uma maior interação entre as diversas pastorais, grupos, comunidades e movimentos, de modo que, aos poucos, desapareça o espírito de competição e de vaidade e se caminhe sempre mais na direção da comunhão e da complementaridade, que são as grandes características de uma Igreja que quer ser mais evangélica.
Às vezes o que há é o medo das grandes interrogações que jovens conscientes trazem para dentro da Igreja. A facilidade com a qual unem fé e vida ameaça quem ainda quer viver de aparências e de mediocridades. A PV é chamada a contribuir para a superação deste medo e a levar aos poucos os adultos, de modo particular os padres, a perceberem que na audácia da juventude está o futuro de nossas comunidades. Uma Igreja sem jovens está necessariamente condenada a morrer. E a Europa Ocidental é a prova mais contundente desta verdade.

Volto com mais.


FONTE: Estudos da PJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes

Contador de acesso