segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Terço das Famílias na Capela de Santa Luzia



A comunidade de Santa Luzia, convida a todos para toda segunda-feira, a partir das 19h, fazer a oração do Santo Terço na capela, na ocasião, o momento de oração e meditação dos mistérios do terço, torna-se um momento forte de retiro espiritual e de aprendizado dos momentos mais importantes da vida de Jesus.

A igreja possui a tradição da oração e recitação do terço mariano, em todas as comunidades, essa tradição passa de geração em geração. O papa Bento XVI, recomenda a oração ao dizer que:
“O Terço, quando rezado de modo autêntico, não mecânico ou superficial, mas profundo, traz paz e reconciliação. Contém em si a potência curadora do nome santíssimo de Jesus, invocado com fé e com amor no centro de cada Ave-Maria” (5 de maio de 2008 -ZENIT.org).

A palavra ROSÁRIO quer dizer coroa de rosas. Antes do Cristianismo, os pagãos coroavam de rosas suas estátuas, como símbolo de sua devoção. Os cristãos primitivos substituíram as rosas por orações. Na Idade Média, os ascetas recitavam, integralmente, os 150 salmos de Davi. Para aqueles que não sabiam ler e para os leigos, correspondiam a 150 Pai-Nosso que foram substituídos pela primeira parte da saudação que o anjo Gabriel fez à Maria: “Ave Maria, cheia de graça. O senhor é contigo. Bendita és tu entre as mulheres e Bendito é o fruto de teu ventre“.

Assim se formou o Saltério de Maria, cuja recitação era acompanhada de genuflexões ou prostrações. A meditação dos mistérios, como conhecemos hoje, é posterior, possivelmente iniciado por um religioso de Tréveros, Domingos da Prússia, na primeira metade do século XV.


Deve-se a Ordem Dominicana o desenvolvimento da Devoção ao Santo Rosário que os Papas, em particular Leão XIII, não só recomendavam esta prática como a enriqueceram de grandes indulgências. O Papa João Paulo II acrescentou, em outubro de 2002, os Mistérios Luminosos, instituindo o ano do Rosário, de outubro de 2002 a outubro de 2003.

Fonte da Imagem: http://www.tardecommaria.com.br/wp-content/uploads/2016/07/dia-da-biblia-catolica-11-480x480.jpg

Fonte do texto: https://servosdarainha.wordpress.com/2008/11/29/a-origem-do-terco-mariano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes

Contador de acesso