
Liturgia é prestar culto de adoração e louvor a Deus
Liturgia é uma palavra que vem do grego e significa obra em favor do povo.
A palavra liturgia aparece nos escritos cristãos do século II e III como um encargo, uma função desempenhada na Igreja dentro do culto sagrado. É uma função desempenhada pelos bispos, padres e diáconos.
A liturgia é a fonte da espiritualidade, da missão e da justiça. Cria laços de fraternidade e dinamiza a solidariedade. Solidifica o compromisso com a verdade e a igualdade. Ela é o cume da caminhada, das lutas e dos empreendimentos humanos na construção do reino. Sem liturgia não é possível viver plenamente a comunhão com De us e com os irmãos. Não é possível ser Igreja. A liturgia é a vida de Deus em nós e para nós. Ela celebra a ação de Deus e nos faz seres mais humanos e mais justos. Nela realizamos o encontro com Deus. Jesus Cristo nos reúne e preside a reunião da comunidade. Nas leituras, é Ele mesmo que nos fala e nos transforma com a força da sua Palavra. Na liturgia, o Espírito Santo nos revela os mistérios de Deus, move os corações, reforça a nossa resposta e opera a salvação.
A finalidade da liturgia é prestar culto de adoração e louvor a Deus e ajudar na santificação do homem. A obra Sacerdotal de Cristo, que a liturgia realiza, está presente e se prolonga na Igreja de quatro modos: na missa, nos sacramentos, na proclamação da palavra de Deus e nas orações comunitárias.
A liturgia celebra o Mistério Pascal de Cristo que é o acontecimento central da nossa fé. Cristo permanece presente e vivo em cada celebração litúrgica. Podemos dizer que liturgia é ação de Cristo e ação da Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário